top of page

Ritual ou Rotina?

  • Foto do escritor: Lucelia Oshiro
    Lucelia Oshiro
  • 6 de mai. de 2020
  • 1 min de leitura

Atualizado: 29 de nov. de 2023

Todos nós temos hábitos matinais que ajudam a começar o dia. Fazer uma breve prece, meditar antes de se levantar da cama, abrir as janelas para arejar e deixar o sol entrar, fazer skincare e maquiagem, tomar café, dar bom dia para os pets e plantinhas, fazer uma atividade física... enfim.


O ponto é: isso é um ritual ou uma rotina?


Depende muito de como você vivencia isso. Pode fazer de um jeito automático, e aí é rotina. Ou pode fazer de um jeito consciente, presente, e aí é ritual.


Não quero entrar no significado das palavras, pois isso é só um pensamento que veio. Sem julgamentos de bom ou ruim, melhor ou pior.


A rotina é necessária para nos dar um senso de normalidade, economiza energia para que o cérebro não precise ficar “pensando” o que fazer. Ajuda a nos ancorar na vida material (não materialista, mas relacionada à matéria, ou seja, o mundo físico).


O ritual tem um quê energético, a sensação de uma conexão com algo maior e invisível que transcende o mundo concreto.


Na minha opinião, o equilíbrio entre "poesia na rotina" e "simplicidade nos rituais", é o que torna o momento Presente magicamente belo. De uma beleza que a gente não nota, porque estamos imersos nela. E, se fazemos parte disso, também somos naturalmente belos e energéticos: só precisamos estar PRESENTES PARA NÓS MESMOS!

Posts recentes

Ver tudo
Os dias que estão por vir

Os Dias que Estão Por Vir são como um bando de pássaros flutuando no horizonte. Ao amanhecer, contra a luz do sol, são só sombras,...

 
 
 
A criatividade como estilo de vida

Um estilo de vida criativo é uma vida na qual a beleza poética do cotidiano não só é percebida, como também se torna fonte de nutrição...

 
 
 

Comentarios


Onde Nasce o Futuro, por Lucélia Oshiro

WhatsApp: (11) 99587-2070 

©2018 by lucelia oshiro. Proudly created with Wix.com

bottom of page